Aeromodelismo

O que é?

Aeromodelismo é uma actividade que consiste na construção de modelos de aeronaves em escalas mais pequenas e na sua pilotagem com recurso a rádio-controlo.
Desporto acarinhado por gerações de jovens dos 8 aos 80, além de ser uma ocupação de tempos livres muito gratificante é um desafio enorme e que põe à prova as capacidades técnicas e cognitivas dos seus praticantes.
Desde a construção, afinação de motores, noções sobre electrónica, aerodinâmica, até ao domínio do modelo em cada fase do voo, os praticantes de Aeromodelimso adquirem um vasto conjunto de conhecimentos que os ajudam a cultivar e a desenvolver um espírito de persistência e autoconfiança e a compreender melhor as causas e consequências do que se passa à sua volta.
Existem diversas modalidades que integram o aeromodelismo.
Desde o planador ao helicóptero passando pelos modelos de voo circular, planadores com motor, planadores sem motor, aviões com motor eléctrico, aviões com motor de explosão, acrobáticos, escalas, existem modelos para todos os gostos e níveis de voo.
Pela sua diversidade esta é uma actividade ao alcance de todos e que não é tão dispendiosa como possa parecer.


Como começar?

A melhor forma de começar a praticar Aeromodelismo é com a ajuda de alguém experiente no assunto, evitando assim muitas horas de trabalho perdidas e certamente alguns modelos partidos.
Hoje em dia uma boa maneira de começar consiste na utilização de um simulador de voo. Estes simuladores permitem treinar fielmente as manobras que irão ser executadas em ambiente real. Utilizando rádio-comandos exactamente iguais, o iniciante pode assim fazer os primeiros voos junto ao computador e treinar o tempo que for preciso até se sentir confiante a pilotar o seu modelo.

Onde se pratica?

Quase todas estas modalidades do Aeromodelismo necessitam de espaços adequados para a sua prática, sejam aeródromos ou campos de voo, ou terrenos livres de obstáculos que tenham uma faixa com piso preparado para as manobras de descolagem e aterragem destes modelos. Devem ser zonas afastadas de localidades e de outros aglomerados urbanos de maneira a que sejam garantidas as condições desejáveis de operação e de segurança.

No ACCB encontra todas as condições para a prática do Aeromodelismo.
Esperamos por si!